Tem que morrer pra germinar
A frase que Gilberto Gil colocou na letra de Drão desmistifica a máxima de que em time que está ganhando não se mexe. Ao deixar o Brasil para assumir a área internacional de Comunicação da Atento, deixava também alguns frutos e uma equipe preparada para seguir seu rumo. Pouco antes de partir, recebi a maior demonstração de carinho e reconhecimento que alguém pode ter de seu time: um álbum de fotos compiladas ao longo dos anos em que estive à frente da área no Brasil com os momentos que compartilhamos. Muito se produziu e se conquistou, e por isso se comemorou.
(>> clique na imagem para ser direcionado ao conteúdo completo do álbum)
Perto da fama
Uma das coisas divertidas de se trabalhar com Comunicação é que sempre aparecem situações que permitem estar ao lado de pessoas públicas, de setores mais distintos como o esporte, a religião, a TV, o cinema, a literatura e outros que estão mais expostos às câmeras e microfones. Pela força do ofício, tenho tido a chance de encontrar pessoas assim. Algumas imagens eu já perdi, mas aquelas que encontrei nos meus alfarrábios, decidi compartilhar com quem visita este espaço. Cá entre nós, não da pra deixar passar estas oportunidades.
(>> Passe o cursor sobre as imagens e veja mais informações das fotos)
1
Convenção de Vendas da Kellogg de 2022, com o nosso judoca Flávio Canto, medalha de bronze nos Jogos de Atenas.
Em um evento da Consulting House, no Guarujá, tive a oportunidade de assistir a uma palestra da Monja Cohen. Não iria perder a chance de ao final fazer uma foto e receber uma benção.
A cobertura da visita do Papa Bento XVI rendeu uma incrível parceria com a Rede Globo e lá tivemos o prazer de receber todo o staff do jornalismo da emissora, incluindo o Carlos Henrique Schroder, então Diretor Geral da Globo (hoje empresário); e o Ali Kamel, à época Diretor Geral de Jornalismo. Deu tudo certo porque nos bastidores estava o Fernando Gueiros, que trabalhou muitos anos na Direção de Operações do canal e quem idealizou o projeto.
Nuria foi uma apresentadora de televisão espanhola que também fez sucesso como escritora. Foi nossa mestre de cerimônias no evento "En Un Lugar".
Conseguimos levar o Jorge Pontual ao estande da Samsung, na cobertura especial que o Fantástico realizou da CES 2013.
A Gianne Albertoni deu vida a diversas coleções da Pernambucanas. E também a eventos, como o Faces, para a descoberta de novos talentos da passarela. O projeto foi idealizado e realizado pela área de Marketing do meu amigo Rogério Marques (também na foto), em conjunto com a Ford Models. Eu e minha equipe fizemos os bastidores do PR e aproveitamos para o momento "gramur".
A Fernanda Paes Leme esteve conosco na inauguração da loja Samsung do Shopping Bourbon, em São Paulo.
Esta foi a segunda vez que encontrei Paula pessoalmente. Depois da entrevista que ela me concedeu para a Revista Imagem, da Dow, em 1991, a recebemos para uma palestra na Pernambucanas em 2014. Estar ao lado de uma campeã do mundo e, na minha opinião, a melhor que entrou em uma quadra de basquete, é sempre uma honra.
No ano que eu trabalhei na Samsung, além do meu time de coração ser campeão da Libertadores, ganhou um prêmio patrocinado pela empresa para a qual trabalhava, o Samsung Fair Play Trophy, desenhado pela artista Carla Tennembaum. Comigo, na foto, estão o capitão daquele time, Alessandro; e o sheriff Ralf. O evento de entrega do troféu aconteceu no Museu do Futebol, em São Paulo, e deu sorte ao Corinthians, que naquela mesma semana viajava rumo a Tóquio para conquistar mais um Mundial da FIFA.
Em um desses eventos, convidamos a jornalista Mônica Waldvogel para liderar um talk show com o ator, músico, escritor e cartunista Evandro Mesquita. Nunca imaginamos que o encontro poderia dar tanta liga como deu. O resultado foi surpreendente e à noite Evandro ainda atacou com sua Blitz, para a alegria de tiozinhos como eu.
Na bancada do Bom Dia SP (hoje SP1 e SP2)
A Globo nos convidou para conhecer os estúdios de jornalismo da emissora que tinham sido inaugurados havia poucos meses. Claro que
não perdemos a chance de sentar à bancada. Aliás, bancada que já não existe mais. Comigo, a então diretora global de imprensa da Atento,
Pilar Villarino.
Melhores tabelas
Na hora do vamos ver, sintonia total. Muita criatividade e cuidado nos detalhes. A sofisticação que ela tem na escolha das coisas me fizeram batizar seu modo de atuar de "by Sassoon".
Trabalhei com excelentes profissionais de Comunicação Interna, mas com Pilar foram 10 anos, sendo 3 deles juntos na Espanha. Época intensa, muito intensa. Com um humor refinado e um jeito especial de lidar com os problemas, a tabela gerou gols inesquecíveis.
O projeto de revitalização de marca esteve sob minha direção e defesa, mas Leo jogou no meio campo e no ataque e foi o grande artilheiro deste campeonato. Aprendi um bocado sobre branding com ele.
Mais um período de grandes desafios, mas de importantes resultados. Não tinha tempo ruim pra Thati.
O que dizer dos mais de três anos que trabalhamos juntos na Kellogg? Foi meu braço direito, esquerdo, cabeça, tronco e pernas. Sempre nos perguntamos como pudemos fazer tantas coisas somente entre duas pessoas? Mas conseguimos.
Não basta desenvolver a ideia. Tem que participar
A grave crise hídrica e energética pela qual sofremos no Brasil levou a Pernambucanas a criar uma série de ações para mitigar os riscos de desabastecimento. Uma das ações foi o desenvolvimento de uma campanha de comunicação que tinha os colaboradores como protagonistas, exemplificando saídas para combatermos a falta de água - campanha esta realizada pela equipe de Comunicação Interna, O assunto virou até matéria na imprensa e deu muito o que falar nos perfis sociais de quem participou.
Prêmios e Reconhecimentos
Seja representando institucionalmente as empresas pelas quais passei ou recebendo prêmios individuais, o reconhecimento público do mercado, ainda mais vindo de instituições e entidades críveis, traz sempre maior valor à marca, sendo ela corporativa ou pessoal.
Representando a Samsung, estive presente no evento promovido pela Época Negócios para receber o reconhecimento que a empresa estava conquistando. O ano de 2012 foi muito importante para a companhia coreana, uma vez que ela começa a fazer frente em termos de reputação institucional a marcas como Apple, Google, IBM e Coca-Cola.
Representando a Atento, reconhecida no ano como a melhor empresa de Contact Center para operações financeiras.
Em 2010, reconhecido como Executivo de Relacionamento da Década, pela Revista Consumidor Moderno.
Em junho de 2015, pouco antes de deixar a Pernambucanas, levamos um caneco pelo desempenho da empresa no setor Magazines. Ao meu lado, o Luis Augusto, da Alshop, e a Andrea Sanches, do Marketing da empresa.