top of page
A Comunicação é uma ciência social e histórica envolta em um processo cultural que combina experiências, necessidades, contextos e relações. Portanto, é prudente encará-la também com seus tecnicismos, além das abordagens meramente empíricas, algo comum no ambiente empresarial.
A Comunicação Corporativa, do ponto de vista de minha experiência, é formada por todas as atividades que requerem a relação interpessoal, o convívio social, o diálogo, a negociação e seus acordos. Utiliza como premissa a informação precisa em tempo correto, a transparência, a verdade suportável, a preservação da imagem das empresas, o bem-estar de seus funcionários e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Ela pode se constituir de diversas maneiras em uma organização, dependendo de sua estratégia, cultura e amadurecimento.
Em geral é formada por uma série de atividades que produzem resultados de negócio imediatos ao estabelecer junto a partes interessadas uma clara ideia dos valores, atributos e propósitos de uma instituição. Comunicação Interna ou Organizacional, Endomarketing, Employee Engagement, Brand Engagement, Branding, Public Affairs, PR, Relações com a Imprensa, Comunicação e Marketing Digital, Gestão de Mudança e de Crise, Relações Institucionais e Governamentais, Social Media Management, Eventos, Patrocínios Institucionais e Sustentabilidade são alguns dos exemplos de temas que precisam estar no radar de qualquer CEO, pois nas oportunidades eles contribuem para o aumento da produtividade, vendas, recall e um maior índice de lealdade à marca.
Na crise, ainda mitigam impactos de imagem e fazem a diferença para a construção e manutenção da reputação perante clientes e toda opinião pública.
Comunicação
como Ciência
bottom of page